free templates joomla

2014-2018 (Diversos editais)

PROGRAMA DE PESQUISA DE MÉDIA DURAÇÃO:
Estados-Nação, governos e políticas de implementação da agenda global pós-2015

EQUIPE DE ESTUDANTES EM 2015: Daiany do Nascimento Ferreira, Laura Beatriz Oliveira Rodrigues, Marcela Nunes Aguiar, Kelly da Costa Borges e Thiago Mello Venâncio

PROFESSORES: Patricia Almeida Ashley (Coordenação), Ludmila Rodrigues Antunes - (Vice-Coordenação), Julianne Alvim Milward de Azevedo e Selene de Souza Carvalho Herculano dos Santos

Resumo

O Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EconsCiencias, no Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil), vem realizando estudos sobre políticas multi-nível e multi-atores ligando responsabilidade social, governança e desenvolvimento sustentável. Os estudos interdisciplinares estão no campo da Ciência Ambiental, que combina referências de Política e Planejamento Governamental, Economia, Ciência da Informação e Estudos sobre Desenvolvimento e Equidade, apresentando publicações de livros, capítulos de livros e jornais no Brasil e exterior lideradas pela Profa. Patricia Almeida Ashley e participação em conferências, mini-cursos e workshops internacionais com apoio de agências multilaterais e agências governamentais.

Revendo e consolidando os estudos de projetos de pesquisa e extensão, o grupo de pesquisa está se concentrando em cooperação para um Programa de Pesquisa acerca de Estados-Nação, Governo e Políticas para a Implementação da Agenda Pós-2015 de Desenvolvimento Global, com duração até o final de 2018.

Temos considerado as questões desafiadoras no Brasil, uma República Federativa de grande extensão territorial e descentralizada até o nível governmental municipal, composta por 5.700 municípios, um segundo nível de 27 estados e um nível nacional de governo federal, especialmente ao olharmos para os meios de implementação das agendas globais de desenvolvimento para esses diferentes níveis. Nosso enfoque adotado na revisão de literatura e estudos de caso sobre os meios de implementação de vários níveis de agendas de desenvolvimento sustentável tem como objetivo analisar e propor parâmetros de qualidade para os processos de governança multi-nível e alinhamento apropriado e coerência dos conteúdos e orçamentos das políticas públicas, tanto em esferas específicas ou combinadas de governos, especialmene em Repúblicas Federativas. Além disso, a partir de perspectiva multi-atores e multi-territorial para as parcerias de desenvolvimento sustentável, há o foco em estudos e políticas acerca de fontes públicas e privadas de financiamento e sobre a integração e coerência de políticas e iniciativas multi-atores e multi-nível para o desenvolvimento sustentável com foco em escalas geoespaciais específicas. Alguns resultados publicados estão disponíveis, contribuindo para discussões sobre os meios de implementação da Agenda Global da ONU pós-2015 e em políticas de cooperação em desenvolvimento e equidade.

O programa de pesquisa Estados-Nação, governos e políticas de implementação da agenda global pós-2015 tem uma escala temporal de quatro anos, a partir de out/2014 e com previsão de conclusão em final de 2018, já com dois TCCs em elaboração em 2015 e incluirá ações de pesquisa, de extensão e de práticas pedagógicas no campo das políticas públicas e agendas global, nacional e local de desenvolvimento sustentável. O programa de pesquisa está vinculado à linha de pesquisa e extensão Governança e Políticas Multiatores em Desenvolvimento Sustentável no Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EconsCiencias, com apoio do Laboratório Multiusuário Estado, Sociedade e Ambiente (Laboratório Mesa) no âmbito do Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da UFF.

Contribuirá para a construção de conhecimento em tema que carece de compreensão e sistematização de modelos, métodos e práticas articulando Estados-Nação, Governos e Políticas de Implementação da Agenda Global Pós-2015. Planeja-se que cerca de 16 projetos de estudos na forma de TCCs, ações de extensão e projetos de iniciação científica serão orientados ao longo dos quatro anos, contribuindo para que a formação em Ciência Ambiental em nível de graduação possa estar em permanente atualização em conteúdos que contribuam para lidar com os desafios da atuação dos egressos do curso de Ciência Ambiental, especificamente no campo das Políticas de Desenvolvimento Sustentável.

Organização de Eventos e Cursos

Referências p/ Estudos