2013-2014 (Pibic UFF CNPq)

PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Projeto de mapeamento de políticas municipais de desenvolvimento territorial sustentável
nas cidades-sede da Copa Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016

ALUNA: Daiany do Nascimento Ferreira
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0633490885832643

ORIENTADOR: Profa. Patricia Almeida Ashley
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4561821653031517

Resumo

O projeto é parte de programa de estudos sobre a dimensão institucional do desenvolvimento territorial sustentável e tem seus antecedentes em projetos de pesquisa, de extensão e de cooperação internacional iniciados em 2009 acerca de limites e possibilidades de políticas públicas em territórios com orientação política para o desenvolvimento sustentável. Especificamente como foco deste projeto de iniciação científica está a escala geopolítica municipal aplicável aos indicadores da dimensão institucional dos IDS/IBGE, dimensão esta tratada, pelo IBGE, como a orientação política, capacidade e esforço despendidos por governos e pela sociedade na realização das mudanças requeridas para uma efetiva implementação do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do projeto é propor variáveis para compor indicadores e categorias para temas e subtemas específicos da dimensão institucional de indicadores de desenvolvimento territorial sustentável em escala espacial geopolítica dos Municípios no contexto de suas atribuições constitucionais especificas. O universo de pesquisa são as cidades-sede dos Jogos da Copa Fifa 2014 e Jogos Olímpicos 2016, com amostra por acessibilidade quanto às informações oficiais e com efeito legal sobre o território municipal e disponibilizadas para acesso público. A metodologia segue abordagem exploratória e descritiva, com tratamento qualitativo dos dados a serem coletados e categorizados em classificações indicativas de proposição e implementação de políticas municipais que contribuam teórica e empiricamente para a dimensão institucional de desenvolvimento territorial sustentável, contemplando os temas já definidos pelos IDS/IBGE e possíveis novos temas, sub-temas e indicadores que possam enriquecer a dimensão institucional.

Desdobramentos em subprojetos

Com base nos resultados do primeiro semestre do projeto, percebemos a oportunidade para novos estudos durante e após o levantamento de leis municipais e, em 2014, passaram a participar da equipe mais oito estudantes do Curso de Ciência Ambiental, sendo que dois já graduados e com Especialização.  A colaboração como voluntários no período de abril a junho já oportunizou a aprendizagem em iniciação científica em um tema e abordagem ainda pouco estudados: políticas públicas que possam contribuir para a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável.  A partir de agosto de 2014, os dados levantados serão objeto de análise aprofundada nos textos das leis municipais, percebendo-se a variedade de formas e conteúdos legislativos, servindo para articular pesquisa e extnsão universitária. Segue o desdobramento do estudo por estudante responsável pelas análises:

1. Gabriela Cugler de Pontes. Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável - Manaus e outras capitais na Região Norte.

2. Luana Sobral Beekhuisen. Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável - Brasília e outras capitais na Região Centro-Oeste.

3. Lucrezia Mazzoli. Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável - Recife e outras capitais do Nordeste.

4. Ana Carolina Nogueira Luz. Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável - Fortaleza e outras capitais do Nordeste.

5. Suzana Nascimento Nunes de Souza. Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável - Salvador e outras capitais do Nordeste.

6. Daniel Brito do Nascimento. Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável: Fortaleza e outras capitais no Nordeste. Início: 2014.

7. Claudio Marcio de Souza. Políticas Públicas Municipais e Desenvolvimento Sustentável - Rio de Janeiro e estudos comparativos com outras capitais do Brasil.

8. Ana Valéria da Cunha Felix. Políticas Públicas Municipais e Desenvolvimento Sustentável - Belo Horizonte e estudos comparativos com outras capitais do Brasil.

Apresentação de Resultados

1. Resumo no Seminário de Iniciação Cientifica (com apoio do Pibic CNPq 2013-2014)
  2. Slides de apresentação no Seminário de Iniciação Científica na Agenda Acadêmica da Uff em 2014