free templates joomla

2010-2012 (Ed Universal CNPq)

Resumo

No período 2010-2012, foi realizado o projeto de pesquisa, com fomento de R$ 29.310 do Edital Universal 2010 do CNPq (Fundo Nacional de Petróleo e Gás) "Responsabilidade social e governança de rede de stakeholders em territórios orientados para o desenvolvimento sustentável: Contribuições teóricas e empíricas do Brasil e Holanda". A pesquisa colabora com conhecimentos para a rede internacional de pesquisa e políticas em territórios de responsabilidade social (INTSR).

O objetivo geral da pesquisa é o mapeamento de limites e oportunidades para políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de condições institucionais favoráveis à responsabilidade social e governança de redes de stakeholders em territórios orientados para o desenvolvimento sustentável. Como fundamentação teórica, contempla a reorientação, transição e reposicionamento do conceito de responsabilidade social empresarial e organizacional, propondo-se o conceito de responsabilidade social e governança multi-atores e multi-nível em um contexto territorial orientado para o desenvolvimento sustentável.

A investigação adota a metodologia fenomenológica e o método qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso de investigação de percepções, interações e ações conjuntas em redes de stakeholders envolvendo Estado, mercados e sociedade civil especificamente no território do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense - Conleste, em que está sendo construído, pela Petrobras, o Pólo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro - COMPERJ.

Os resultados da pesquisa vem sendo disseminados em capítulos de livros, livros, artigos opinião, artigos científicos, seminários e workshops. O livro mais recente é o Territories of Social Responsibility: Opening the Research and Policy Agenda, como fruto dos desdobramentos da cooperação internacional para a realização da pesquisa com participação de pesquisadores, profissionais atuantes em governo e organizações da sociedade civil. Veja mais emwww.intsr.uff.br

Organização de Eventos e Cursos

Referências p/ Estudos