2014: Short Course 'Advanced Topics in Governance, Social Responsibility and Sustainable Development'

Water governance in the Negherlands.  Source: OECD (2014)

Turma 2014: Multi-level approach to environmental policy and governance:  A case study of Netherlands

No período de 10 de maio à 09 de junho de 2014, foi realizado o curso de extensão de atualização em ‘Advanced topics in governance, social responsibility and sustainable development’, na modalidade semi-presencial, com carga horária total de 20 horas, sendo 8 horas presenciais e 12 horas à distância utilizando-se os recursos didáticos da Plataforma Moodle da Coordenadoria de Educação à Distância da Pró-Reitoria de Graduação (Cead/Prograd) da Universidade Federal Fluminense.

O curso está registrado, pelo Sigproj, junto a Pró-Reitoria de Extensão como parte das atividades de formação do Programa de Extensão Ecocidades e articula-se, por um lado, às atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa e Extensão Rede EConsCiencia e Ecopolíticas e, por outro lado, às atividades complementares de ensino do Curso de Graduação em Ciência Ambiental, sendo ministrado pela Profa. Patricia Almeida Ashley, do Departamento de Análise Geoambiental, Instituto de Geociências.

Em sua primeira edição em 2014, o tópico tratado no curso de extensão foi ‘Multi-level approach to environmental policy and governance: a case study of Netherlands’. Segundo a professora responsável, ‘a Holanda é um dos países que mais contribuem para o campo de conhecimento da governança multi-nível das águas, mas o desenvolvimento sustentável não necessariamente vem sendo incorporado na articulação multi-nível de políticas de gestão territorial, ainda mais quando tratamos dos conteúdos a serem objeto de governança. Diante das discussões globais sobre mudanças climáticas e formação da agenda global de desenvolvimento pós-2015, como a Holanda vem avançando na incorporação dos desafios do desenvolvimento sustentável na governança territorial na Holanda, especialmente considerando sua expertise em governança de águas?

Objetivo, público-alvo e certificado

O objetivo geral do curso de extensão é o desenvolvimento acadêmico em tópicos avançados em governança e políticas multi-nível e multi-atores em desenvolvimento territorial sustentável.

Como objetivos específicos: 1) desenvolvimento de habilidades acadêmicas na língua inglesa para leitura, escrita e expressão oral; 2) atualização de conhecimento e desenvolvimento de futuros estudos críticos em lacunas de conhecimento no campo do desenvolvimento territorial sustentável; e 3) desenvolvimento de alternativas de aplicação do conhecimento ao contexto cultural e institucional brasileiro.

Receberam certificado de conclusão os alunos inscritos que completaram as tarefas presenciais e à distância, com nota mínima de aprovação de 7 e máxima de 10 pontos, sendo 30% frequência nos encontros presenciais, 20% de participação nas atividades à distância, 25% a produção da resenha e 25% na apresentação oral e debate no seminário final.

O curso foi oferecido na língua inglesa, incluindo as atividades presenciais e à distância, o material didático para leitura, a produção de textos na forma escrita, a apresentação oral e debate no seminário final de conclusão do curso.

Puderam se candidatar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação na UFF, com pré-requisito de comprovação de fluência escrita, leitura e falada na língua inglesa em nível intermediário ou avançado. O Histórico Escolar, o CV Lattes (http://lattes.cnpq.br) informando sobre a participação em projetos de pesquisa ou extensão ou produção acadêmica pertinentes aos temas do curso, além da inscrição ou aprovação preliminar ou final para intercâmbio serão considerados para fins de classificação dos candidatos.

Inscrições, Seleção e Oferta do Curso

Item I - Período de Inscrição, Seleção e de Oferta do Curso

Inscrição no período de 24 de abril a 05 de maio de 2014, sendo oferecidas 8 (oito) vagas, com processo seletivo até 09 de maio, de forma a que o curso seja realizado no período de 10 de maio a 09 de junho de 2014.

Item II - Critérios de Seleção

2.1 Candidaturas:

Podem se candidatar ao processo seletivo para as 8 (oito) vagas do curso de extensão os estudantes regularmente matriculados e com inscrição ativa no atual semestre junto a cursos de graduação ou pós-graduação da UFF.

2.2 Critérios Eliminatórios:

São critérios de pré-seleção de candidaturas aquelas que atendam de forma concomitante e nessa sequência os seguintes critérios:

CE1 - Preenchimento completo do formulário, como instruído, no ato de inscrição de candidatura;
CE2 - Envio do comprovante de nível mínimo Intermediário na língua inglesa, seja por formação ou exame internacional;
CE3 - Comprovar estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação na UFF e com matrícula ativa, com envio do Plano de Estudo no atual semestre (solicitado aos que atenderem previamente aos dois critérios anteriores);

2.2 Critérios Classificatórios:

São critérios classificatórios para os candidatos pré-selecionados a análise integral e combinada dos seguintes critérios:

CC1 - Motivação para candidatura (especialmente com o objetivo de desenvolvimento acadêmico sobre o tema);
CC2 - Candidatura, aprovação ou experiência prévia em mobilidade acadêmica internacional;
CC3 - Análise combinada das respostas ao formulário e análise do CV Lattes para conhecer a experiência acadêmica e/ou profissional em projetos no campo de conhecimento ou complementar ao tema tratado no curso de extensão.