Projetos e Estudos em Políticas de Educação Ambiental (2016): Produção Editorial

Objetivos: Os estudos foram realizados pelos estudantes da turma 2016.1 de Políticas de Educação Ambiental, como conteúdo de ensino de graduação em Ciência Ambiental a partir do método de aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos em políticas de educação ambiental, sob orientação da Profa. Patricia Almeida Ashley.

Método:  Para a aprendizagem ser coletiva na turma, não apenas individualizada, ao longo do semestre foi realizado o Fórum de Aprendizagem Diálogo de Saberes e Fazeres em Políticas de Educação Ambiental   como ambiente virtual de compartilhamento da aprendizagem sobre os estudos pela Plataforma Moodle. Semanalmente era esperado um comentário sobre cada um dos estudos a ser compartilhado no fórum e os demais da turma poderiam tanto enviar um comentário novo ou comentarem o que os demais tinham postado. Assim, diversas novas reflexões foram sendo geradas por cada um dos estudantes, a partir dos demais estudos da turma.  Os resumos dos estudos foram escritos em um template para todos os estudantes da turma e foram enviados para a professora até 18 de julho de 2016, revistos para melhoria, repassados para o estudante Allan de Souza Gama Teixeira para seus comentários ao final do seminário. O template continha: proposta e questões de estudo; resultados; conclusão; referências bibliográficas. A versão final dos estudos pode ser esquematizada como exibida na Figura 1.

Figura 1. Organização temática dos estudos realizados em políticas de educação ambiental

Seminário de estudos em políticas de educação ambiental

Nos dias 20 e 27 de julho de 2016, com convite aberto à comunidade acadêmica no Instituto de Geociências, especialmente estudantes e docentes do curso de Ciência Ambiental, foi realizado o Seminário de Estudos em Políticas de Educação Ambiental em que foram apresentados os estudos individuais realizados, cada um com 10 a 15 minutos de apresentação com leitura em voz alta e exibição na tela do texto sendo lindo.

A sequência dos capítulos nesta coletânea de estudos é a mesma que foi apresentada durante os dois dias do seminário, em 20 e 27 de julho. Esta obra oportuniza a publicação dos estudos, criando uma concatenação entre os capítulos, ilustrando para a própria turma como a aprendizagem e o conhecimento são construídos ao longo do esforço realizado e compartilhado. Mais uma vez, como já adotado no ensino de graduação em Ciência Ambiental, a aprendizagem baseada em projetos, nesse caso aplicada a estudos de políticas de educação ambiental, contribui para uma educação transformadora e para uma aprendizagem significativa.

Estudos em Políticas de Educação Ambiental - Volume II - publicado - Folha de RostoVeja mais na obra gerada pela aprendizagem coletiva da turma, sob título Estudos em Políticas de Educação Ambiental - Volume II.

Método: Este volume contém os resumos dos estudos que foram apresentados no II Seminário de Estudos em Políticas de Educação Ambiental realizado em 20 e 27 de julho de 2016. Esta obra é parte das publicações organizadas pelo Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, no âmbito do Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense.

Citação de capítulo poderá assim ser feita:

ÚLTIMO SOBRENOME DO ESTUDANTE, Nome e demais sobrenomes do estudante autor do capítulo. Título do capítulo.  In: ASHLEY, Patricia Almeida (ed.) Estudos em Políticas de Educação Ambiental - Volume II.  Niterói: Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias/Universidade Federal Fluminense, dez 2016, p. xx-yy. Disponível em <http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/2614>