free templates joomla

Projetos e Estudos Socioambientais (2016): Ambientes e Cidadania a partir da Moradia

Objetivo: A partir de método de aprendizagem baseada em projetos socioambientais, a turma de ingressantes de 2015 no Curso de Ciência Ambiental realizou estudos individuais acerca de temas próximos ao seu cotidiano em sua moradia e entorno dentro do eixo temático Ambientes e Cidadania a partir da Moradia. 

Método: Inicialmente, foi realizada uma orientação para a elaboração do tema, sendo proposta reflexão sobre a questão ‘O que te instiga, motiva ou te faz sentir vontade de entender melhor ou de atuar no contexto de sua moradia?’  A questão respondida, lida em voz alta, foi dialogada com a professora e, daí, seguiram as orientações sobre o tema para deixar claro para a etapa seguinte, que foi a elaboração de questões a responder durante o estudo. As questões e o tema escritos passaram para a professora fazer uma revisão e depois de dois dias, as questões de todos os estudantes foram revistas e enviadas a todos, de forma a gerar uma oportunidade de compartilhamento dos recortes de escopo de projeto de cada estudante.  De forma a fundamentar a escolha, passamos a turma a elaborar a justificativa do estudo, em que explicamos a motivação, apresentando a situação que provocou o tema, além de esclarecer qual a contribuição esperada desse estudo para que o conhecimento gerado tenha um propósito de formação de melhores condições ou capacidades para o exercício da cidadania em seus direitos e deveres de boa convivência, participação cívica, organização e mobilização social, além de contribuir para verificar oportunidades para a qualidade do capital social que permita melhor inserção e inclusão social.  As etapas seguintes, todas como tarefas com metas a serem alcançadas, incluíram listagem de dez fontes a serem consultadas já em norma ABNT de referência bibliográfica; prazo para estudo e apresentação de Resultados; atualização do escopo e método do projeto e fontes consultadas; preparação de Resumo Ampliado para comunicação e difusão dos estudos; preparação de Apêndice, no caso de estudos com fontes primárias; e auto-avaliação em formulário google para verificar como o método de aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais contribuiu para  aprendizagem e formação.  Em paralelo aos estudos, a turma participou de organização da informação em levantamento de número, marca, modelo e município de emplacamento de veículos estacionados no campus e comparar com bicicletas estacionadas; prática de educação ambiental e ciddania por meio de inventário e organização de guarda-roupa em casa e doação do roupas; audiência a cinedebate; palestra sobre redução de riscos e despesas com energia elétrica em moradias; e palestra sobre tecnologias sustentáveis de saneamento rural.

Os estudos individuais estão sendo objeto de edição para fins de publicação a ser disponibilizada no Repositório Institucional da Uff (previsão setembro de 2016), sendo cada estudante autor de um capítulo na obra que será  para da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais, compondo seu volume II.

Organização de Eventos e Cursos

Referências p/ Estudos