Projetos e Estudos Socioambientais (2015): Alimentação e Mobilidade Urbana

Objetivo: A partir de método de aprendizagem baseada em projetos socioambientais, a turma de ingressantes de 2015 no Curso de Ciência Ambiental foi organizada temas de interesse no campo de estudos socioambientais aplicado a universidades.  Para orientar aos estudantes na concepção de projetos, foi apresentado o modelo 7W2H1T elaborado pela Profa. Patricia Almeida Ashley em 2013 e que vem sendo aplicado em turmas de CCCS I para explicar o que precisamos pensar em conteúdos na fase de elaboração, planejamento da execução e relatoria de projetos.  A partir de método indutivo de temas sugeridos, foram verificados aqueles que melhor se aproximavam do cotidiano de experiências de sentidos para a comunidade estudantil, sendo a alimentação e a mobilidade urbana.  A turma foi então dividida nesses dois temas, em que cada grupo adotaria um método de estudo complementar ao do grupo colega, de forma a verificarem como os métodos em fontes secundárias e em fontes primárias aproximariam a turma dos temas por diversos caminhos metodológicos.

Método: Foi adotado método semelhante ao do ano anterior, adaptado aos objetivos da edição 2015 e ainda edições regulares de formulário eletrônico no Google Form para monitoramento de execução de cronograma e tarefas de grupo a serem apresentadas e compreendidos em relatos de execução em sala de aula, escolhendo nova táticas de execução do projeto para alcance dos objetivos, em alguns casos alterando-se o objetivo inicial para a sua viabilização de execução no prazo esperado.  Dessa forma, os estudantes vivenciaram as dificuldades, as habilidades necessárias e os resultados no processo de execução de projetos. No percurso de formação da turma 2015.1, foram realizadas atividades individuais e em grupo, dinâmicas de turma para elaboração e desdobramento de conceitos em dimensões, temas, subtemas e indicadores, aulas expositivas e participação em palestras sobre sustentabilidade aplicada à universidade e sobre eficiência energética, abertas a estudantes de outras turmas, além de cinedebates para inclusão de temas sobre código florestal e transescalaridade em questões e políticas ambientais abordados pela turma de políticas públicas, governança e meio ambiente para os quais também foram convidados estudantes da turma de CCCS I.

Relatório Final Publicado no Repositório Institucional da Uff

Estudos socioambientais em mobilidade urbana e alimentação 2015ASHLEY, Patricia Almeida; LUZ, Ana Carolina Nogueira (Ed.). Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015. Niterói: Núcleo Girassol, 2015. p. 110-117. (Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I). Disponível em: <http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/1090>.