Projetos e Estudos Socioambientais (2014): Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial

Modelo de prática pedagógica de autoria original por Patricia Almeida Ashley como parte do método de aprendizagem baseado em estudo de caso aplicado à unidade de Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II durante o semestre 2014.2, registrada como 'creative commons' para uso estritamente didático, não comercial, permitindo-se o seu uso desde que citada a autoria e fonte publicada em www.ecopoliticas.uff.br - seção Projetos de Aprendizagem.

Objetivo: O objetivo é o exercício de pensamento crítico-reflexivo, investigativo e com orientação sistemática para percurso de pesquisa no campo da responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, mais especificamente sobre o discurso dos documentos e comunicações no website de empresas, para conhecer possibilidades de lacunas de conteúdos ou inconsistências no conjunto dos documentos e diante de fatos e notícias publicados que possam afetar a imagem da empresa.  Os estudantes preparam-se para as habilidades de assessoramento em estratégias de responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, além de atuação crítica nos diálogos e interfaces entre empresas, Estado, sociedade e natureza diante dos desafios da sustentabilidade e das propostas e práticas de responsabilidade social empresarial.

Método: Cada caso de empresa apresenta cinco temas padronizados em que há uma descrição para orientação de cada equipe sobre o que costuma-se encontrar de conteúdo nos websites, também indicando o Título na Web que esse tema é sinalizado no website da empresa estudada, conforme pesquisa prévia feita pela professora, além do link onde cada grupo seguirá para olhar exclusivamente os conteúdos da área do website que este link aponta e seus respectivos sublinks dentro dos limites do link maior indicado para o título. Os resultados serão apresentados pelos grupos somente na forma de slides, simulando como se fossem os estudantes parte da equipe da empresa que preparou o conteúdo apresentado no website, ou seja, terão que 'vestir a camisa da empresa' e 'vender o peixe' como profissionais adequadamente atuantes e representantes da empresa.

Os resultados são apresentados em Seminário Final, em que os estudantes atuam representando papéis como se fossem membros das equipes que produziram os textos dos conteúdos pesquisados, oferecendo comentários ao final de cada apresentação com 15 minutos de duração do que a equipe da empresa recomenda avançar ou apontar algumas lacunas de informação.

Ao final de cada estudo de caso apresentado no Seminário, é feita a apresentação de grupos de profissionais ativistas que apresentarão fatos e notícias que apontam impactos e riscos para a imagem da empresa diante da exposição feita pelos representantes das equipes da empresa.

Acesse aqui a orientação passada para os estudantes da Turma de Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II no 2° Semestre de 2014