Projetos e Estudos Socioambientais (2012): Estudos de Qualidade Urbana

Objetivo do Projeto de Aprendizagem: Realizar estudos de qualidade urbana e provocar uma oportunidade de aprendizagem em grupo, a partir do contexto e cotidiano local urbano do discente e colegas em áreas próximas, sobre condições sociais, ambientais, econômicas e institucionais para a qualidade urbana, pela experiência do fazer um projeto em grupo, planejando fontes e métodos de coleta e tratamento de dados secundários e primários, em uma perspectiva de pesquisa multiatores em um território local em âmbito de bairros ou municípios. Os discentes analisaram os bairros quanto às condições ambientais, sociais, econômicas e institucionais para a qualidade urbana. Essas condições foram analisadas através de fontes primárias e secundárias. Com a realização deste projeto, os alunos perceberam a importância de se pensar em todas as áreas da sociedade ao se falar em qualidade urbana.

Organização: Grupos até 6 pessoas, sendo que a organização em grupo segue a proximidade de contextos de residência dos discentes, a partir de classificação proposta pela professora, mas passível de modificações entre os discentes, respeitando-se os limites mínimo e máximo de pessoas por grupo.

1. O modelo para o relatório final - aplicado ao caso da Ilha do Governador
  2. O modelo para os slides da apresentação
  3. A lista de entrevistas planejadas por cada grupo para citar no relatório e slides (em pdf)

Para o seminário Estudo de Caso de Qualidade Urbana no Contexto Local em 25/10/2012 e 01/11/2012, cada grupo teve cerca de 15 minutos para apresentação, sendo que ambos os documentos (relatório e slides) foram entregues em versão digital.

Além dos slides das apresentações, uma consolidação de todos os relatórios de projetos na forma de um portfolio dos projetos foi produzida com apoio de Érica Pipas Morgado, como atividade complementar pelo grupo de pesquisa e extensão Rede EConsCiencia e Ecopolíticas.

Acesse os estudos realizados por cada equipe de alunos na unidade curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I:

Relatório Consolidado

Este Relatório Consolidado foi editado por Daiany do Nascimento Ferreira (Bolsista Proext 2011) e Erica Pipas Morgado (Bolsista Proext 2011) e contém os estudos realizados pelos acadêmicos do 1° período do curso de Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, na unidade curricular Crítica Consciência e Cidadania Socioambiental I, 1 semestre de 2012, ministrada pela profª Patrícia Almeida Ashley.

Acesse aqui o Relatório Consolidado (em PDF), elaborado por Daiany do Nascimento Ferreira (Bolsista Proext 2011) e Erica Pipas Morgado (Bolsista Proext 2011).