Projetos e Estudos Socioambientais (2012): História de Coisas, Artes e Ofícios

História de Coisas, Artes e Ofícios

Objetivo: Oportunizar uma experiência de observação e análise das condições de trabalho de artesãos, dos saberes que são construídos e aplicados em artes e ofícios e de percepção de possíveis riscos ao trabalhador, ao ambiente de trabalho e aos futuros usuários ou compradores das coisas/produtos e de como o estudante de Ciência Ambiental poderia ajudar na orientação e na divulgação da arte e do ofício do artesão.  Os estudantes buscaram na família, no bairro ou nos lugares onde vive, reside, estuda, movimenta-se ou trabalha, fazendo novas leituras do seu cotidiano e conectando saberes nas histórias contadas pelos artesãos.  O trabalho foi emocionante pelos resultados gerados, inclusive com lágrimas de estudantes e até da professora vendo o resultado lindo que o projeto contribuiu para os estudantes, para a proposta pedagógica e para os artesãos.

Boletim Informativo

O boletim informativo teve uma primeira edição contando a experiência da aprendizagem baseada em projetos socioambientais aplicada inicialmente na turma de ingressantes em 2012 durante o 1° periíodo do Curso de Ciência Ambiental na unidade curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I, ministrada pela Profa. Patricia Almeida Ashley.

Boletim 2012/01 - Maio de 2012 - Elaborado por Erica Pipas Morgado (Bolsista de Extensão Proext 2011 e integrante da Rede EConsCiencia e Ecocidades).

Portfolio - Relatório Consolidado de História de Coisas, Artes e Ofícios

O Relatório Consolidado foi criado e produzido pela Érica Pipas Morgado, aluna do Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental e integrante da Rede EConsCiencia e Ecocidades, revisto pela Profa. Patricia Almeida Ashley.

Portfolio História de Coisas, Artes e Ofícios (maio e junho/2012), elaborado por Érica Pipas Morgado.