free templates joomla

Programação

Iniciamos a etapa de Credenciamento e Café da Manhã, para todos os participantes no horário de 08:30 às 09:30.

A Abertura do Seminário foi às 09:30 pelo Coordenador do Programa Agenda 21 Comperj (Petrobras – Comunicação Institucional), Ricardo Frosini.

09:40 às 12:00 – Primeira Sessão: Governança e Desenvolvimento Sustentável: Do Global ao Local

De 9:40 às 10:30, tivemos uma palestra sobre Governança e Desenvolvimento Sustentável: Do Global ao Local (EConsCiencia/UFF), considerando a construção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em âmbito global e as especificidades do tema no contexto local de Municípios.

De 10:30 às 11:10, foram apresentados dois casos municipais de experiências diferenciadas de articulação entre Fórum Local Agenda 21 e Prefeitura Municipal para fins de desenvolvimento local sustentável.

De 11:10 às 12:00, houve um diálogo para comentários e reflexões entre todos os participantes, mediado por Ricardo Frosini (Agenda 21 Comperj), articulando-se os conteúdos da palestra e os dois casos apresentados.

12:00 às 13:00 – Almoço

13:00 às 14:30 – Segunda Sessão: Transparência, Participação Social e Controle Social

Com duas palestras de 30 minutos cada, seguidas de sessão de diálogo com mediação de Patricia Almeida Ashley (EConsCiencia/UFF). Nesta sessão, tivemos a palestra sobre os Resultados da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (NAP/CGU-RJ), e sobre a proposta do Governo Federal para uma Política e Sistema Nacional de Participação Social (DPS/SNAS/SGPR).

14:30 às 16:00 – Terceira Sessão: Perfil dos Municípios Brasileiros e Capacidades Institucionais para o Desenvolvimento Sustentável

Com duas palestras de 30 minutos cada, seguidas de sessão de diálogo com mediação de Patricia Almeida Ashley (EConsCiencia/UFF). Nesta sessão, foram apresentados estudos e projetos do Governo Federal, pelo IBGE, a partir da Pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Pesquisa MUNIC/IBGE) e do Projeto Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Brasil (IDS/IBGE).

16:00 às 17:00 – Conclusão: Síntese da Experiência e da Aprendizagem, Recomendações e Relatoria

Esta sessão trouxe uma síntese das apresentações e reflexões, apoiada pela equipe de relatoria, incluindo a aplicação e recolhimento de formulário de avaliação da aprendizagem individual. Em seguida, comentários e recomendações foram anotados para compor o Relatório do evento, a ser preparado e publicado em versão digital com licença creative commons, para acesso público e não comercial, servindo como documento de referência para futuros estudos, projetos e políticas no campo da governança e desenvolvimento sustentável.

Organização de Eventos e Cursos

Referências p/ Estudos