Vaga para Monitoria no Curso de Ciência Ambiental

Projeto GCBA0003 - Monitoria Transdisciplinar em Políticas, Gestão e Projetos Socioambientais

EMENTA: O objetivo principal desse projeto é o apoio na execução de planos de aula, com uso de tecnologias de informação aplicadas à educação (Google Form, Moodle), uso de jogos em salas de aula, recomendações em práticas pedagógicas para a educação ambiental e acerca de políticas para o desenvolvimento sustentável, acompanhar a aprendizagem dos discentes nas tarefas do plano de ensino-aprendizagem, reflexão sobre referenciais teóricos acerca de educação ativa e sistematização da aprendizagem da turma na forma de relatórios de trabalhos e publicação de conteúdos gerados no website dedicado à práticas de ensino-aprendizagem.

Acesse o Edital disponível aqui e no Sistema de Monitoria no processo seletivo do executante GCB - Coordenação do Curso de Graduação em Ciência Ambiental

Inscrições: Até 27 de março de 2017 via sistemas.uff.br/monitoria

Prova escrita: Dia 28 de março, 9h, no Departamento de Análise Geoambiental, 4° andar, Instituto de Geociências

Entrevista: Dia 28 de março, 11h

Disciplinas vinculadas ao projeto de monitoria:

• GAG00049 - CRÍTICA, CONSCIÊNCIA E CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL I
  • GAG00050 - CRÍTICA, CONSCIÊNCIA E CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL II
  • GAG00051 - POLÍTICAS PÚBLICAS, GOVERNANÇA E MEIO AMBIENTE
  • GAG00075 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • GAG00089 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS
  • GAG00092 - TÓPICOS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Professora orientadora: Profa. Patricia Almeida Ashley

Projeto GCBP0001 - Monitoria Projeto Ecologia Natural e Inte(g)ração Homem-Natureza

EMENTA: Definição, objetivos e histórico de ecologia. Fatores ambientais. Conceitos de populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Transformações de matéria e energia dos ecossistemas: Cadeia alimentar, fluxo de energia, produtividade e pirâmides ecológicas. Fatores ecológicos no equilíbrio das comunidades: Fatores bióticos e abióticos. Sucessão ecológica: Biogeografia. Principais conceitos em biologia marinha. Característica química da água do mar. Comparação do meio ambiente terrestre, marinho e dulcícola. Principais conceitos em Limnologia. Biogeografia das águas continentais, propriedades e características físico-químicas dos ecossistemas de água doce. Fontes e tipos de poluição em águas superficiais. Dinâmica externa da Terra: Principais Conceitos. Escalas de Tempo e Transformações da paisagem. Intemperismo e origem dos sedimentos. Erosão, transporte, deposição e formas resultantes. Ambiente fluvial. Ambientes de sedimentação costeira. Classificações de linha de Costa. Compartimentação do litoral brasileiro: critérios utilizados. Variações do nível do Mar durante o Holoceno até os dias atuais.
Monitoramento de ambientes Costeiros e Geotecnologias. Elementos de climatologia: atmosfera terrestre, radiação solar, temperatura e umidade do ar, circulação atmosférica global. Variação espacial do clima e anomalias climáticas. Mudanças climáticas globais. Dinâmica clima-ecossistemas. Mecanismos de retroalimentação. Conceitos Fundamentais da Termodinâmica: Equilíbrio, Equações de Estado, Diagramas de Fase. As Leis da Termodinâmica e suas Aplicações.

Inscrições: Até 29 de março de 2017 via sistemas.uff.br/monitoria

Prova escrita: Dia 31 de março, 10h, no Departamento de Análise Geoambiental, 4° andar, Instituto de Geociências

Entrevista: Dia 31 de março,  em seguida à prova

Disciplinas vinculadas ao projeto de monitoria:

GAG00085 – FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA I
GAG00086 – FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA II